Afere e inspeciona os equipamentos de auxílio à navegação aérea do País, assegurando a operacionalidade da mesma.
Para que um voo seja realizado com segurança, conta-se com o uso dos auxílios à navegação aérea, que são equipamentos destinados a orientar as aeronaves em sua navegação em rota, em áreas de controle de terminal (próximas aos aeroportos) e em suas manobras de pouso e decolagem, sobretudo em condições meteorológicas adversas.
Aferir e inspecionar estes equipamentos de auxílio à navegação aérea de todo o Brasil, com o objetivo de assegurar a operacionalidade dos mesmos e garantir a segurança dos voos, é a missão do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).
A atividade de inspeção em voo deu os seus primeiros passos, no Brasil, ainda em 1956, e, já em 1959, foi realizada a primeira inspeção em voo com emprego de aeronave-laboratório e tripulação brasileiras.
Ainda que sua base operacional esteja no Rio de Janeiro, pode-se dizer que o GEIV está presente em todo o País. Dada a sua vasta mobilidade, a Unidade é conhecida como “os olhos e os ouvidos” do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).