Provê os serviços de controle de espaço aéreo nas áreas definidas como de sua responsabilidade, notadamente o eixo Rio-São Paulo.
O Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) é a unidade do DECEA responsável pela área de maior densidade de fluxo de tráfego aéreo do Brasil.
Sediado no Aeroporto de Congonhas (SP), o CRCEA-SE é responsável pelo gerenciamento das terminais aéreas de São Paulo e Rio de Janeiro, que inclui seis dos aeroportos de maior volume de fluxo aéreo do país: Congonhas, Guarulhos, Tom Jobim, Santos Dumont, Marte e Jacarepaguá.
Os números impressionam: o Centro opera, por ano, cerca de 660 mil movimentos aéreos, transportando mais de 75 milhões de passageiros. E é o único do País, e um dos poucos no mundo, com experiência no específico controle de tráfego aéreo de helicópteros.
Unidade precursora da América do Sul na utilização de radares de Controle de Tráfego Aéreo, sua história remonta ao antigo Serviço de Rotas da 4ª Zona Aérea, de 1947, passando pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) em 1976, chegando, em 2021, à denominação de CRCEA-SE.